Domingo 20 Agosto 2017

Perguntas e Respostas

O QUE É USE-RP ?

A USE-RP - União das Sociedades Espíritas de Ribeirão Preto - é a entidade coordenadora do movimento espírita das cidades de: CAJURU, CRAVINHOS, JARDINÓPOLIS, LUIZ ANTÔNIO, PONTAL, RIBEIRÃO PRETO, SANTA RITA DO PASSA QUATRO, SANTA ROSA DE VITERBO, SÃO SIMÃO, SERRANA e SERTÃOZINHO; tem como objetivo unir as Associações Espíritas dessas cidades, filiando-as junto a USE – UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO.

A USE-RP É UM CENTRO ESPÍRITA ?

Não. Como as demais USEs do Estado de São Paulo a USE–RIBEIRÃO PRETO não é um Centro Espírita, mas é a soma das Associações Espíritas das cidades sob sua coordenação, representando-as junto a USE – ESTADUAL.

COMO É CONSTITUÍDA A USE INTERMUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO ?

Atualmente a USE Intermunicipal de Ribeirão Preto é formada por sessenta e duas associações espíritas da cidade e região (entre elas centros espíritas, entidades prestadoras de serviços, lares, creches, escolas, casas de atendimento ao idoso e portador de transtorno mental).

Os representantes dessas entidades formam o Conselho Deliberativo, que entre eles escolhem e elegem a Comissão Executiva para coordenar as tarefas administrativas em períodos pré-estabelecidos.

A USE INTERFERE NAS CASAS ESPÍRITAS ?

A USE não se impõe, nem interfere nas atividades das Casas Espíritas, menos ainda em sua administração. Todos os diretores de todas as USEs são também diretores de Centros Espíritas, onde têm suas atividades e responsabilidades. A USE sugere, orienta e divulga experiências. Todo programa, colaboração e apoio é colocado à disposição das Entidades Espíritas, sob sua coordenação, como sugestão e subsídios ao trabalho desenvolvido. A Casa Espírita poderá adotá-los ou não, bem como adaptá-los às suas necessidades. A Sociedade unida sempre manterá a sua autonomia administrativa.

O QUE É USE ESTADUAL ?

USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo é a entidade federativa, coordenadora e representativa do movimento espírita estadual no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira.

Foi fundada no dia 5 de junho de 1947, no 1.° Congresso Espírita Estadual, convocado por quatro entidades da capital: Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, União Federativa Paulista, Federação Espírita do Estado de São Paulo e Liga Espírita do Estado de São Paulo, através do manifesto “Proclamação aos Espírita”, conclamando todos aa união.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A USE

MISSÃO: União e aperfeiçoamento das Instituições Espíritas

FINALIDADE: Promover e estimular a organização do movimento facilitando o intercâmbio entre os grupos espíritas com o objetivo de contribuir para a obtenção da sua melhoria e o progresso geral do Espiritismo

COMPROMISSO: Codificação Kardequiana, Educação e Promoção Humana

OBJETIVO DO CENTRO ESPÍRITA: Divulgar e ensinar o Espiritismo